quarta-feira, 29 de março de 2017

Spring Break



Os Agentes da Escola Segura dinamizaram uma sensibilização “Spring Break” no dia 28 de março de 2017 para os alunos finalistas de 12.º A e 12.º B. Esta pretendeu: sensibilizar os alunos para os perigos a que podem estar sujeitos durante uma viagem de finalistas, alertar para as consequências do consumo de álcool e drogas e contribuir para a consciencialização de que podem ser felizes sem o consumo de aditivos.





terça-feira, 14 de março de 2017

Prevenção da Violência

Nos dias 14 e 15 de março de 2017, os Agentes Calha e Lopes da Escola Segura, realizaram ações de sensibilização sobre “Prevenção da violência” para todos os alunos do 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade.


Estas ações pretenderam alertar os alunos para as formas violentas que por vezes adotam em contexto escolar e para as suas implicações; estimular uma boa convivência escolar, através do estabelecer de relações de respeito pelo outro; promover uma reflexão sobre valores, direitos e deveres do aluno no quotidiano escolar.



segunda-feira, 13 de março de 2017

Exposição – O Cancro

Durante o mês de março de 2017 na Biblioteca do Agrupamento estão expostos trabalhos sobre diversos tipos de cancro que pretendem alertar a Comunidade Escolar para esta problemática que afecta cada vez mais o Homem de hoje.

sexta-feira, 10 de março de 2017

A lagarta do Pinheiro

No Agrupamento de Escolas de Nisa todos os alunos do Pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário foram informados sobre a processionária ou lagarta do pinheiro, um insecto que impõe uma vigilância constante e combate urgente e atempado. Estas lagartas libertam milhares de pêlos urticantes que se espalham pelo ar, podendo causar graves reacções alérgicas no Homem e animais e, em casos extremos a morte.

Procedeu-se à divulgação dos riscos do contacto com a lagarta do pinheiro recorrendo ao recurso de um PowerPoint e a um cartaz elaborado pelo Centro Regional de Saúde Pública do Norte.

Os alunos do 4.º ano da Professora Lurdes Morujo realizaram trabalhos de pesquisa e desdobráveis sobre a Lagarta do Pinheiro que expuseram na Biblioteca do Agrupamento.


Junto de todos os alunos do Ensino Pré-escolar procederam ainda á divulgação dos seus trabalhos e deram desdobráveis elaborados por eles sobre a Lagarta do Pinheiro.




quinta-feira, 9 de março de 2017

Conhece-te melhor

No dia 8 de março de 2017 os alunos do 9.º, 10.º e 12.º anos participaram na acção “Conhece-te melhor”. O objectivo desta acção consistiu em esclarecer os alunos sobre a morfofisiologia dos aparelhos reprodutores humanos, a contracepção e as doenças sexualmente transmissíveis. A acção foi dinamizada pela Farmacêutica da Farmácia Ferreira Pinto Dra. Carlota Campos e o Enfermeiro Marco Castro.







terça-feira, 7 de março de 2017

Igualdade de género e prevenção de crimes


O Agente Calha e o Agente Lopes da Escola Segura levaram a cabo nos dias 2,3 e 6 de março de 2017 no Agrupamento de Escolas de Nisa sessões de sensibilização sobre “Igualdade de género e prevenção de crimes” cujo público alvo foram as turmas de 7.º, 8.º, 9.º, 11.º e 12.º anos. Os Agentes pretenderam informar os alunos que devem reger-se por comportamentos em que o respeito e a educação sejam uma prática sistemática, caracterizaram diversos crimes e as suas consequências para quem os comete, esclareceram ainda que ambos os sexos perante a lei são iguais.


sexta-feira, 3 de março de 2017

Conhece-te melhor Júnior

As turmas de 6.º A e 6.º B no dia 2 de março de 2017 participaram numa sessão de sensibilização “Conhece-te melhor Júnior” dinamizada pela Diretora Técnica da Farmácia Ferreira Pinto a Dra. Alexandra Marçal e a Farmacêutica Dra. Carlota Campos. Esta actividade pretendeu alertar os alunos para a morfofisiologia dos aparelhos reprodutores humanos e para a contracepção.As turmas de 6.º A e 6.º B no dia 2 de março de 2017 participaram numa sessão de sensibilização “Conhece-te melhor Júnior” dinamizada pela Diretora Técnica da Farmácia Ferreira Pinto a Dra. Alexandra Marçal e a Farmacêutica Dra. Carlota Campos. Esta actividade pretendeu alertar os alunos para a morfofisiologia dos aparelhos reprodutores humanos e para a contracepção.