sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Mass training – Suporte Básico de Vida - Participação ativa da Comunidade Escolar


O Agrupamento de Escolas de Nisa, no dia 14 de dezembro, contou com a presença de uma equipa de Técnicos do INEM de Lisboa. Dinamizaram uma formação para docentes, alunos (141), assistentes técnicos, assistentes operacionais e entidades locais, nomeadamente: Agentes da Escola Segura, Enfermeiras do Centro de Saúde de Nisa, Farmacêuticas, representantes das Santas Casas da Misericórdia do Concelho de Nisa.

A formação ministrada possibilitou adquirir conhecimentos sobre os quatro elos da cadeia de sobrevivência, a realização de manobras de reanimação cardiopulmonar e posição lateral de segurança.

Inicialmente foi visto um filme para que todos tivessem a oportunidade de visualizar previamente as manobras a executar. De seguida os participantes foram organizados em grupos. Cada grupo foi coordenado por um formador especializado em emergência pré-hospitalar. Seguiu-se depois a realização de exercícios práticos das manobras em manequim.
Foi para todos os participantes uma grande oportunidade de se valorizarem e de, numa situação de abordagem a uma vítima, poderem prestar-lhe auxílio adequado.
Esta ação realizou-se no âmbito do projeto nacional levado a cabo pelo INEM junto das Escolas numa parceria como Ministério da Educação.

Agradeço ao responsável pelo Centro de Formação da Delegação Regional Sul do INEM (Hélder Ribeiro) e a todos os formadores que se deslocaram ao Agrupamento de Escolas de Nisa, um muito Obrigada.












Sem comentários:

Enviar um comentário