segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Sessões de Esclarecimento sobre Tabagismo

O grupo do Projecto Educação para a Saúde dinamiza, na Escola Sede do Agrupamento de Nisa, várias sessões de esclarecimento sobre os malefícios do tabagismo.

As sessões são levadas a cabo pelas enfermeiras Cristina Heitor e Sílvia Cardoso, do Centro de Saúde de Nisa. Estas sessões são direccionadas para os alunos mais jovens, dos 5.º e 6.º anos, e decorrem entre os dias 17 de Novembro e 3 de Dezembro.

Dia Mundial do Não Fumador





No dia 17 de Novembro comemora-se o
Dia Mundial do Não Fumador.








Neste dia, a equipa do Projecto de Educação para a Saúde, dinamizou, no Agrupamento de Escolas de Nisa, várias actividades:
  • Implementação de um inquérito a toda a comunidade estudantil, sobre os hábitos tabágicos na adolescência, que abarcou todos os ciclos de ensino. Os dados inquéritos foram tratados estatisticamente pela equipa do Projecto Educação para a Saúde e divulgados à comunidade escolar.
  • Promoveu um concurso de marcadores para livros. Todos os marcadores elaborados pelos alunos foram exposto e os resultados do concurso divulgados.

Os premiados foram:


1.º Prémio: Sara Samarra, 6.º B;
2.º Prémio: Tânia Matias, 6.º C;
3.º Prémio: Rafael Marquês, 12.º A;
4.º Prémio: Catarina Vicente, 8.º B;
5.º Prémio: Inês Patrício, 8.º B;









Os prémios atribuídos foram livros adequados às faixas etárias dos participantes.

  • Exposição patente na biblioteca escolar, com documentos e cartazes informativos.
  • Projecção de pequenos vídeos informativos.

  • Grande expositor forrado a papel de cenário onde a toda a comunidade educativa teve a oportunidade de deixar a sua mensagem alusiva ao dia Mundial do Não Fumador.
  • Distribuição de desdobráveis alusivos ao dia.
  • Distribuição de pulseiras e autocolantes "Tu alinhas?"

Dia Mundial da Diabetes

No dia 14 de Novembro comemorou-se o dia Mundial da Diabetes.
O Projecto Educação para a Saúde levou a cabo uma exposição na biblioteca escolar alusiva ao tema. Neste espaço foram, ainda, projectadas várias curtas metragens referentes a esta doença e distribuídos panfletos informativos.
Na rádio escolar foi divulgada informação sobre a diabetes.
O grupo de Educação Física organizou o corta-mato escolar. Nesta actividade, promotora de saúde, participaram alunos e alunas dos diferentes ciclos de ensino.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Inquérito - hábitos tabágicos nos adolescentes

No dia 11 de Novembro, dia Mundial do Não Fumador, o grupo do Projecto Educação para a Saúde, distribuiu pelos alunos da Escola Professor Mendes dos Remédios um inquérito sobre os seus hábitos tabágicos.

Consulte o inquérito abaixo: